Blog

Trabalhando com línguas estrangeiras

23-05-2011 07:53

 

Em nosso currículo encontramos duas línguas estrangeiras: inglês para o Ensino Fundamental e Espanhol para o Ensino Médio. E o que observo é a uma dificuldade no planejamento coletivo por parte dos professores em propostas multidisciplinares.

Então, aí vai uma sugestão:

  • Todo aparelho celular possui a função IDIOMA ou linguagem, país... Em fim, peça a turma para selecionar a língua estrangeira que será trabalhada (inglês/espanhol) dependendo da grade curricular da escola. Pronto, agora é só sugerir as atividades!
  • Nas aulas de Matemática, ao utilizar a calculadora;
  • Na Língua Portuguesa, ao propor envio de mensagens,  construção de frases,  formas de linguagem;
  • História e Geografia, fotos da paisagem local, comparação das paisagens de antes e de hoje;
 Em qualquer discipĺina, a função do aparelho celular que for utilizada pelos educandos necessitará de tradução. Isso levará os mesmos a pesquisar o significado das palavras, proporciona o manuseio do dicionário, a buscar os substantivos, verbos... É o aprender fazendo!

Joseane V. do Vale

Coordenadora Pedagógica

 

Depois de um feriadão, voltamos as aulas!

21-04-2011 07:44

        Depois de um feriadão é hora de iniciar o planejamento para o segundo bimestre! Que tal iniciar com a introdução de uma nova tecnologia no planejamento? Veremos algumas dicas de como diagnosticar uma sala de aula através da utilização do celular como ferramenta auxiliar das práticas de ensino:

 
  • Comece com uma entrevista onde cada aluno, após formarem duplas, entrevistará o colega com utilizando a ferramenta gravação de voz para saber como foi seu "feriadão";
  • Para as aulas de geografia, dependendo do ano (série), pode-se utilizar a ferramenta fotografia para registrar um espaço da escola. que foi decorada com o tema atual: Páscoa. Pode ser a quadra, sala de leitura, sala de aula, fica a critério do aluno. Essa atividade proporciona rever vários conteúdos como espaço geográfico e espaço natural, políticas públicas para a melhoria da educação, transformações no espaço, o homem e a natureza, globalização entre outros;
  • Na matemática, podemos utilizar a calculadora para rever as 4 operações, resolução de problemas, cálculos matemáticos, expressões...;
  • Os mesmos registro realizados na aula de geografia pode ser aproveitado para ciências, história e línguas portuguesa e estrangeira. Em ciências, permite voltar aos conceitos de ambiente, habitat, sustentabilidade. Em história, os fatos históricos, conceito de História, escala de tempo com a construção de gráficos do surgimento da escola até os dias atuais. Em línguas é possível relembrar os tipos de linguagens, ortografia, conjugação de verbos, tradução, pronoums, adjectves, tradução do inglês para o português entre outros. 
        O celular é, sem dúvida alguma, a nova tecnologia educacional capaz de otimizar as práticas de ensino, dinamizar as aulas e despertar o interesse do alunado pelos conteúdos trabalhados em sala de aula. Então, mãos à obra e bom retorno a todos!
Profª Joseane

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço da Coordenação Pedagógica

21-04-2011 07:34

O uso do celular como ferramenta de aprendizagem no ambiente escolar

 

    O projeto foi desenvolvido com base na criação de situações e experiências pautadas na vida escolar cotidiana que se encontram em registros da escola estadual Profº Carlo Casadio também chamados de livros de ocorrências. As escolhas de situações são derivadas do interesse dos professores e alunos, para isso foram aplicados questionários que indagam o uso do celular em sala de aula, levando-os a realizar o esforço necessário para que esta situação seja superada, ou seja, levando-os a conhecer a situação, pensar e refletir acerca do assunto para chegar a uma conclusão e, consequentemente uma nova postura.

    Assim, os alunos adquirem conceitos e valores sociais através do trato de situações problemáticas reais que surgem, nas discussões das soluções, na cooperação, no senso de responsabilidade, na liberdade de ação; e os professores passam a diversificar sua prática, melhorando a qualidade do ensino e dinamizando as aulas através da introdução do celular em seu planejamento.

 

 

Profª Joseane